Raça Jersey

O melhor leite do mundo
A superioridade do leite da vaca Jersey é inquestionável. É o melhor e mais completo leite produzido entre todas as raças leiteiras. O leite Jersey contém a maior quantidade de sólidos não gordurosos (proteína, lactose, vitaminas e minerais) e gordura, quando comparado com os outros, produzidos por outras raças leiteiras. Quanto mais componentes, mais saboroso e nutritivo é o leite.
História
A raça Jersey é originária de uma pequena ilha de apenas 11.655 hectares no Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França. É denominada “Ilha de Jersey”, e pertencente ao Reino Unido da Grã Betanha. O gado Jersey é criado puramente há mais tempo que qualquer outra raça bovina. Por decreto lei, em 1763, ficou proibida a entrada, na Ilha de Jersey, de qualquer animal vivo que pudesse transmitir doença aos seus bovinos. Até hoje, os animais que vão competir em exposições fora da Ilha, devem ser vendidos, visto que sua entrada na Ilha não é mais permitida. Portanto, esse rigor implica, notoriamente, na pureza da raça.
Jersey no Brasil
No Brasil, o gado Jersey foi introduzido no Rio Grande do Sul pelo pecuarista Joaquim Francisco de Assis Brasil, que formou seu primeiro criatório na Granja de Pedras Altas, no então município de Herval. O primeiro lote de animais veio em 1896 da Granja de Windsor, pertencente à rainha Vitória da Inglaterra.
Posteriormente, vários criadores brasileiros importaram animais, sêmen e embriões de alguns dos principais criatórios de Jersey do mundo – notadamente dos Estados Unidos, do Canadá e da própria Ilha de Jersey – formando a base do grande rebanho brasileiro de gado Jersey. Hoje, a banco de dados da raça tem mais de 150.000 animais registrados.
Em 1930 a raça Jersey foi oficializada pelo Ministério da Agricultura do Brasil e, em 1938, foi criada a Associação de Criadores de Gado Jersey do Brasil, no Rio de Janeiro (atualmente a sede da associação é em São Paulo).
A raça Jersey está, há mais de 100 anos, fazendo história e sucesso no Brasil.